Existem vários princípios constitucionais em matéria tributária que devem ser observados pelo Estado na criação, arrecadação e fiscalização de tributos. Alguns dos principais são:
Esses são alguns dos princípios constitucionais em matéria tributária, mas existem outros previstos na Constituição Federal que também devem ser observados pelo Estado na arrecadação de tributos.
- Princípio da Legalidade: somente a lei pode estabelecer a criação ou majoração de tributos. Portanto, nenhum tributo pode ser instituído ou aumentado sem uma lei que o defina.
- Princípio da Anterioridade: é necessário que o tributo seja criado com uma certa antecedência em relação ao seu efetivo recolhimento. Dessa forma, nenhum tributo pode ser cobrado antes de decorrido um certo prazo desde a publicação da lei que o instituiu ou aumentou.
- Princípio da Irretroatividade: a lei tributária não pode retroagir para prejudicar o contribuinte. Isso significa que a cobrança de um tributo somente pode ser exigida a partir dos dados em que a lei que o instituiu ou aumentou entrou em vigor.
- Princípio da Capacidade Contributiva: o sistema tributário deve ser organizado de modo a cobrar mais de quem tem mais capacidade econômica para arcar com a carga tributária. Ou seja, a consideração deve ser proporcional à capacidade econômica do contribuinte.
- Princípio da Vedação ao Confisco: é proibido ao Estado utilizar o tributo como meio de apreensão de bens e valores do contribuinte. O tributo deve ter um caráter fiscal, e não ser utilizado para fins de punição ou confisco.
- Princípio da Uniformidade Geográfica: os tributos devem ser uniformes em todo o território nacional, evitando-se a criação de impostos diferenciados para regiões específicas.
- Princípio da Não Discriminação: é vedado ao Estado instituir tributos que criam vantagens ou tutela para pessoas ou empresas em razão de sua localização, atividade econômica, origem ou destino de seus produtos.
Esses são alguns dos princípios constitucionais em matéria tributária, mas existem outros previstos na Constituição Federal que também devem ser observados pelo Estado na arrecadação de tributos.
Quais princípios constitucionais em matéria tributária?
Rezenha Dom Lehmann
por
maio 10, 2023
Avaliação:
Nenhum comentário:
Excluímos comentários anônimos.