Advogados Online: Entenda como funciona

Entenda como funciona para ser um advogado online e ser encontrado, pois, caso você ainda esteja fora da internet, certamente está perdendo grandes oportunidades de atuação. 

A contratação de advogados online é cada dia mais comum, e escritórios de advocacia estão cada vez mais conectados. Com o advento da pandemia, a procura por advogados online quase que triplicou, e isso aponta para uma nova tendência: a advocacia digital.

Segundo o Lehmann Advogados, a prestação dos serviços jurídicos de forma online é possível, e ainda traz inúmeros benefícios tanto para o escritório, quanto para os clientes – para consultas jurídicas não é necessário o deslocamento de advogados e podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário; há uma enorme agilidade no atendimento, e o cliente também tem a comodidade de estar em qualquer lugar, no conforto de sua casa, por exemplo.

Portanto, entenda como ser um advogado online e oferecer aos seus potenciais clientes serviços advocatícios de qualidade.

Como trabalha um advogado online?

Os advogados online podem podem ser encontrados 24 horas por dia, tendo em vista que seu escritório está na rede mundial de computadores chamando a atenção de potenciais clientes que necessitem de serviços jurídicos.

Assim, o advogado que está online aumenta consideravelmente suas chances de ser visto por mais clientes, principalmente quando ele tem o conhecimento necessário para atuar em todo o brasil.

Por mais que seja necessário em alguns casos a atuação presencial do advogado, a internet está ai para facilitar esse atendimento inicial de maneira remota.

O código de ética da OAB permite a atuação de advogados online?

Sim, não existe nenhuma vedação do código de ética da OAB no sentido do advogado oferecer serviços online e atender seus clientes.

O que é vedado pelo código de ética da OAB, é a consulta jurídica gratuita. Assim, os advogados podem e devem estar na internet.

A oportunidade que advogados online possuem de oferecerem serviços personalizados, sem dúvidas alguma, é um grande diferencial para a profissão.

Como ser um advogado online?

Para ser um advogado online, se faz necessário organizar as ideias para colocar em prática toda sua criatividade, sem desrespeitar o código de ética da OAB, é claro!

Portanto, elencamos algumas informações relevantes para ajudar advogados nesse processo. Entenda como funciona!

1. Tenha uma excelente internet

O básico do conhecimento é que se você não tem excelentes ferramentas, não poderá oferecer excelentes serviços, assim, é de extrema importância que você contrate uma internet que não manche seus serviços de advogado online. Pesquise quais são as melhores empresas de internet da sua região, com relação ao custo, atendimento e disponibilidade.

Advogados online frequentemente precisam realizar atendimentos por videoconferências, bem como realizar audiências, e isso, exige que você tenha uma excelente internet. É primordial!

2. Conheça excelentes ferramentas para o atendimento online

Para realizar atendimento online, você vai precisar utilizar excelentes ferramentas que objetivam demonstrar seu domínio com a tecnologia.

Para isso, excelentes ferramentas para realizar atendimentos online são: Google Meet, WhatsApp e Zoom.

Assim, para ser um advogado online é imperioso que você conheça cada detalhe destas excelentes ferramentas para realizar seus atendimentos.

3. Ofereça um atendimento cordial

Além de dominar as excelentes ferramentas para atendimento online, para ser o melhor advogado online, se faz necessário que você seja cordial com seus potenciais clientes.

Assim, seja atento, pois, vão ter clientes que vão preferir serem atendidos por ferramentas especificas, e você conhecendo todas as ferramentas será um enorme diferencial.

4. Tenha boas ferramentas para o trabalho online

Para um advogado online, algumas ferramentas são necessárias. Não apenas uma boa internet e plataformas que possibilitem o atendimento online, mas ferramentas que facilitarão a sua rotina.

Assim, inicie o trabalho com um bom computador, que consiga rodar softwares que você deseja utilizar, bem como um bom celular. Essas duas ferramentas são essenciais para ser um advogado online.

5. Gerencie corretamente o arquivo dos documentos

Nessas alturas você já sabe que a profissão do advogado envolve inúmeros documentos. Além de procurações, declarações e contratos, há documentos relacionados aos clientes, documentos pessoais do cliente é um bom exemplo.

Pois bem, saber gerenciar esses arquivos de documentos será um grande diferencial na atuação como advogado online, para isso utilize a tecnologia em seu favor, criando um arquivo digital, onde o próprio cliente também possa acessar.

Para isso, conheça o Google Drive, One Drive, DropBox, iCloud Drive, entre outros.

Assim, tendo conexão com a internet, você poderá acessar os documentos de qualquer lugar do mundo.

6. Utilize um ambiente adequado para o seu trabalho online

Sendo um escritório de advocacia que recebe clientes em endereço físico e, ao mesmo tempo, realiza atendimentos online, certamente você já tem um espaço adequado para ser um advogado online.

Entretanto, se você optou por ser apenas um advogado online, você poderá trabalhar no modelo home office.

Ao optar pelo trabalho a partir da sua própria casa, é recomendável que você tenha um ambiente próprio para atender seus clientes online.

Com isso, você terá mais concentração e irá separar sua vida pessoal do seu trabalho.

Assim, é válido manter todas as coisas relacionadas ao seu dia a dia de advogado online em um único lugar.

7. Invista no marketing jurídico

O marketing jurídico é um divisor de águas e não pode faltar na rotina de um advogado online.

Existem diversas estratégias que podem te ajudar a desenvolver o marketing jurídico como advogado online e embora você possa utilizar apenas o seu whatsapp a criação de um site é altamente recomendável.

É imperioso destacar a necessidade de você estar sempre atento às normas do código de ética OAB sobre a publicidade jurídica. 

Assim, ter um site é fundamental para qualquer advogado online e a sua página é a sua presença digital, essencial para que os clientes o encontrem.

Em nosso blog jurídico, temos diversas publicações que podem ajudar você ser um advogado online.

Advogados Online: Entenda como funciona Advogados Online: Entenda como funciona Rezenha O Conciliador por maio 10, 2022 Avaliação: 5

Nenhum comentário:

Excluímos comentários anônimos.


Advluz.com Comment Policy

Leia o post inteiro ANTES de comentar e lembre-se de ser legal com os colegas. A comunidade agradece. :)

Please read our Comment Policy before commenting.

Tecnologia do Blogger.