Recuperação Judicial e Falências

Recuperação Judicial e Falências: o meio empresarial é conhecido pela competitividade, pela disputa acirrada e muitas vezes desleal, pela preferência dos consumidores em relação aos produtos e ou serviços que as empresas disponibilizam ao mercado. 

Todos já sabemos que é comum o fato de existir empresas em crise, especialmente em recessão econômica, como esta que nos assola atualmente.

Ocorre, que muitas vezes, por falhas de gestão ou, até mesmo, por inexperiência de seus sócios em lidar com determinadas situações o problema se agrava ainda mais.

Entretanto, mesmo passando por inúmeras dificuldades, ainda existe soluções que podem ser viáveis economicamente, faltando-lhes, apenas, a ajuda de um advogado especialista em recuperação judicial

Para a obtenção de resultados positivos e o alcance da plena recuperação, é necessário boas estratégias de negociação e uma reestruturação da empresa. Este exito é possível de se obter através de soluções de gestão, intervenções jurídicas e administrativas.

Também é imperioso destacar, que muitas vezes, a situação da empresa está tão debilitada que exige outras providências mais "enérgicas". Nesse raciocínio, a Lei 11.101/2005 previu o procedimento chamado Recuperação Judicial

A Recuperação Judicial, nada mais é que uma alternativa criada pela lei para que empresas viáveis, não fechem as portas, planejando-se o cumprimento de suas obrigações de forma a atender a todos os credores, pois, o objetivo da mesma lei é viabilizar a superação das dificuldades financeiras, mantendo-se a continuidade de suas atividades produtivas, a manutenção dos empregos, os interesses de seus credores e do papel que a empresa exerce no contexto social. 

É na Recuperação Judicial que será analisada toda situação da empresa junto aos credores, após feito isso, é traçada estratégias pautadas no cumprimento das exigências legais, que é levada para um Juiz decidir pela aprovação ou não. 

Nos casos em que as empresas se beneficiarem da Recuperação Judicial, e as mesmas não conseguirem superar a crise e solucionar seus problemas, será decretada suas respectivas falências

Na falência, por sua vez, deverá ser promovido a arrecadação de todos os bens da empresa para a realização do ativo "transformação dos bens em dinheiro" e o pagamento dos respectivos credores, conforme ordem de preferência prevista em Lei. 

Para todas as decisões citadas acima, a empresa deve contar com o apoio de um advogado especialista em recuperação judicial

Assim, o profissional poderá oferecer uma assessoria segura, que proporcionará à empresa alternativas de efetuar as mudanças e estratégias necessárias à sua plena recuperação. 

Recuperação Judicial e Falências Recuperação Judicial e Falências Rezenha Redação por 8/28/2008 09:22:00 AM Avaliação: 5

Nenhum comentário:


Advluz.com Comment Policy

Leia o post inteiro ANTES de comentar e lembre-se de ser legal com os amiguinhos. A comunidade agradece. :)

Please read our Comment Policy before commenting.

Tecnologia do Blogger.